terça-feira, 13 de maio de 2014

O QUE É ESTAR CONSCIENTE?

Há um universo muito vasto de perspectivas acerca da consciência. E muitas vezes, o que chamamos de consciência é a nossa projeção pessoal de como gostaríamos que a vida fosse, ou algo que nos foi apresentado como a mais pura verdade, e acabamos por nos identificar com isto.
Mas de fato a consciência exige observação imparcial. Alcançar consciência é um procedimento muito parecido com as experiências científicas. Exige parcimônia e por vezes um certo distanciamento, uma capacidade para observar os fatos de um ponto de vista superior, racional e desapaixonado.
A cultura é algo muito valioso neste sentido. Ela nos supre de uma série de chaves intelectuais, conselhos e pontos de vista que podem servir de parâmetro na manutenção de nossa consciência. E em função da abrangência de nossas conquistas culturais é até mesmo válido estar a par de informações de natureza religiosa, mas sempre por uma visão universalista, pois quando o ser humano se apega a uma só vertente de pensamento, pode desenvolver o fanatismo, que é inimigo da consciência.
Dentro dessa assimilação de pontos de vista que constituem a consciência, absorvi uma máxima que é de grande valor a partir do cristianismo. Uma afirmação que se constitui numa verdade irretocável, e um guia prático da melhor qualidade para desenvolver discernimento: PELOS FRUTOS, SE RECONHECE A ÁRVORE. UMA ÁRVORE MÁ NÃO PODE DAR BONS FRUTOS.
Este princípio, quando aplicado, por exemplo ao cenário político, nos dá a dica de como devemos nos posicionar com relação às nossas escolhas ideológicas e partidárias. Pois ter consciência é buscar acima de tudo o que é melhor para a maioria. Esta é a maior conquista de um ser humano, no campo da ética, no desenvolvimento dos seus valores e princípios.
Portanto, dessa forma nunca nos deixaremos enganar. É preciso avaliar qual a vertente política que faz mais pelos mais necessitados, qual a que realmente contribui para atenuar o sofrimento do povo, para apaziguar as angústias dos cidadãos na luta pela sobrevivência, garantindo o melhor salário, as maiores ofertas de emprego... Essa é a forma simples de se avaliar um futuro candidato aos cargos políticos e administrativos. Isto é algo que já vem desde a antiga China, quando os camponeses diziam: “o bom governo é aquele que coloca mais arroz na mesa”. Não adianta um candidato político ter uma boa lábia, se sabemos pelo seu retrospecto que não fez pelo povo tanto quanto o seu adversário. Quem faz mais, demonstra ter mais interesse em amparar e assessorar a classe trabalhadora para o seu desenvolvimento humano, e coletivo.
Por que estamos a abordar questões políticas num texto que fala sobre consciência? Justamente porque o aspecto político é uma parte coletiva de nossa realidade que não pode ser ignorada, se quisermos ser conscientes. Muitas vezes vivemos muito no plano espiritual, aguardando as providências do além para a melhora de nosso planeta, mas assim podemos estar também nos deixando levar por uma corrente de pessimismo em relação à nossa realidade mais imediata, e quem é consciente não abandona esta luta, e nem se deixa cair em esquecimento. É alguém que busca o progresso tanto de seu espírito quanto da sociedade. 
Portanto avaliemos sempre assim: quem pôs mais comida no prato dos pobres? Quem ofereceu mais frentes de trabalho? Quem desenvolveu a infraestrutura da nação? Qual a vertente que ofertou mais cursos profissionalizantes? E dessa forma não será difícil saber do ponto de vista social, qual o melhor representante para a nação.
E assim deverá prosseguir até que o nosso mundo consiga evoluir ao máximo, vencendo os limites das fronteiras, tornando-se uma só nação global regida pelo princípio da harmonia e da união. Quando os seres humanos se enxergarem plenamente como irmãos, que devem assistência uns aos outros. Daí não haverá mais necessidade de estarmos tão atentos às diferenças políticas, pois se todos estiverem conscientes e se portando a serviço dessa consciência coletiva, nem mesmo partidos políticos serão necessários. Mas até lá, fique atento na hora de votar. Você deve optar por partidos declaradamente de esquerda, pois é a corrente voltada para a distribuição de renda e a justiça social. A direita trabalha a serviço do capitalismo selvagem, e este é o pai da desigualdade.

Paz, luz e amor.

Targon Darshan.

Nenhum comentário: