segunda-feira, 22 de setembro de 2008

ONDE SE ESCONDE A FELICIDADE

A buscar o novo com um novo movimento de ser novo para reconstruir a forma como a mente se equilibra no vazio. Vai o homem tentando encontrar a peça que falta no quebra-cabeças de sua experiência pelo mundo real. Vai tentando achar a forma de ser feliz, mesmo sem saber ainda como tornar isto algo permanente. O homem se esforça muito por esta meta, e é isto que tem feito a sociedade avançar, mas também os excessos nessa busca é o que trazem o sofrimento de muitos. Porque não aprendeu a conter os seus esforços dentro do limite da moralidade, e extrapola para um ponto em que o seu benefício é buscado de forma a oprimir os mais fracos.
Os mais fracos também olhando para as duras condições de vida e as limitações que têm de suportar, buscam formas imediatistas de compensação, que em vez de resolver apenas prejudicam mais o equilíbrio de suas vidas.

Por este problema de excessos variados a sociedade, como um motor de girações inconstantes passa a funcionar mal e entra num fosso de auto-destruição.

Alguns seres poéticos, vendo o desequilíbrio incurável da sociedade, percebem que a solução é afastarem-se, e procuram na vida do campo, em harmonia com a natureza a sua forma de lidar com o problema. Mas a própria natureza pode ser cruel e gera transtornos variados que só com muita persistência e força para lutar se consegue estar a lidar com ela em seu aspecto bruto.

Olhando para tudo isto, chega-se à conclusão que não há para onde fugir nesta busca da pretensa felicidade, a não ser para dentro de si mesmo.
Encontrar uma forma de resistir para a sobrevivência do espírito.
Ser forte moralmente, e criativo espiritualmente, evitando maiores tensões, removendo excessos, e aguardando.

Sim, aguardar sem perder o controle é o modo de os indivíduos superarem as duras provas da vida. Afinal, o mundo material do modo como o conhecemos, é o verdadeiro causador do sofrimento, e só em uma forma de vida menos material pode-se viver sem tantos aborrecimentos.

Sem temer acidentes, moléstias, sem ter de lutar pelo alimento, sem ter de se sacrificar tanto pela manutenção da moradia. Um plano onde o que se deseja se obtém pelo poder do pensamento.

Portanto, desenvolver o pensamento, desenvolver a força de vontade, diante de todos os processos que nos defrontamos no mundo material, é uma preparação para sermos eficientes no verdadeiro mundo onde a felicidade é possível, bastando para isto apenas firmeza de vontade.

Porque um ser de vontade fraca no plano imaterial, fica mais ou menos à toa, como uma vida sem rumo, e isto também não representa felicidade.

A felicidade está relacionada ao cumprimento de um objetivo.
Descobriu-se que quando este objetivo é ajudar o semelhante, em comunidades de seres que vivem para isto, a ajuda mútua gera reações cósmicas que abrem todas as portas da felicidade.

Quando na vida material o ser deseja mais a vida no plano menos material, partes do seu ser começam a se transferir para lá. Ele começa a merecer estar lá cada vez mais de forma permanente.

E quem passa a vida desejando estar mais no plano material, vai na vida sendo sugado novamente para o plano de matéria densa.

É a vontade que determina onde se vai viver.

Nenhum comentário: